Apresentando a paróquia de Água Boa

Escrito por Paróquia Sant'Ana on .

Fundada em 1882, a paróquia Sant’Ana de Água Boa consiste em uma verdadeira área de missão. Ela pertence à Diocese de Guanhães – MG, e está situada no ponto onde se encontra com as Dioceses de Diamantina, Teófilo Otoni e Governador Valadares. É também o local onde se abraçam os Vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha.

Ela tem a presença de padres residentes desde 1886. No total já passaram por aqui 13 padres que fizeram belíssimos trabalhos nesta terra de missão.

É uma paróquia muito grande com mais de 1300 km² de extensão territorial. São apenas 35 comunidades, mas com uma distância enorme a ser percorrida.

O município de Água Boa faz divisa com São Sebastião do Maranhão, Aricanduva, Capelinha, Angelândia, Malacacheta, São José da Safira e Santa Maria do Suaçuí. Está a cerca de 380 km de Belo Horizonte. É cortada em praticamente todo o seu território por estradas de terra, geralmente mal conservadas.

Embora o nome seja Água boa, é uma região de pouca água. Por aqui passam dois rios pequenos: o Surubi e o Urupuca. Alguns córregos ajudam a manter a região em condição de plantio e pastoreio.

O que movimenta economicamente a região é o comércio, a pecuária, sobretudo na produção de laticínios, e a agricultura cafeeira. Temos, também pessoas que se destacam no artesanato com pedras, argila e vegetais.
Sem dúvida nenhuma é uma região de gente sofrida, mas altamente competente. Aqui temos muitos artistas anônimos e outros que começam a despontar pelo país afora. É uma terra boa que vale a pena ser visitada. Terra de gente bonita e acolhedora.